RSS

Bastidores


Tem gente que gosta de saber como são criadas as coisas. E como o livro “Utilizando o Arch Linux no Desktop” é open-source, eu vou mostrar para vocês ( agora que já está bem alinhado ) como é criado o livro.

Mas saibam, sou “escritor” iniciante, nunca havia escrito algo deste tamanho. Estou tentando fazer da melhor forma possível para vocês, usuários antigos ou novos de  Arch Linux. Queria que ficasse um trabalho bonito, com uma cara mais profissional, e não um trabalho de guri. Porém, queria praticidade no uso das ferramentas, pois assim, poderia gerar, controlar e compartilhas as alterações do livro mais facilmente.

Sendo assim, segue abaixo o que e como uso para criar o livro:

Asciidoc (http://www.methods.co.nz/asciidoc/)

É uma linguagem de marcação em texto para escrever notas, documentação, artigos, livros, e-livros, slideshow, páginas web, manuais do linux e blogs. Com asciidoc podemos gerar vários tipos de arquivos de saída incluindo HTML, PDF, EPUB e MAN PAGE. É altamente configurável e as saídas podem ser customizadas também.

Make (http://www.gnu.org/software/make/)

O makefile todos conhecem, uns mais, outros menos. É com ele que defini as regras e os passos para a geração do meu livro. O make é muito customizável também, e facilíssimo de trabalhar.

Stapler (https://github.com/hellerbarde/stapler)

O Stapler é um editor de PDf por linha de comando, feito em Python. É uma ótima alternativa ao estagnado PDFTk. Utilizo ele basicamente para adicionar a pagina de capa no pdf gerado pelo asciidoc.

Inkscape

Com ele criei a capa do livro.

Se você baixar os fontes do repositório do projeto, e executar o comando “make pdf” ou “make html” terá o livro gerado em PDf ou HTML respectivamente.

Ok ! Qq dúvida já sabem: sergio [aRRoba] archlinux.com.br !

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: